14
mar

Shadowing: Como modelar sua carreira

Shadowing: Como modelar sua carreira

Muita gente ainda não conhece a metodologia do job shadowing ou, simplesmente, Shadowing que permite conhecer e modelar as competências de algum executivo, a rotina de alguém já estabelecido na área ou na posição que você busca/pretende atuar.

Na verdade, o Shadowing é uma das ferramentas mais importantes quando se quer entender os hábitos e o contexto de uso do produto/serviço.

No caso de Job Shadowing, a ideia principal é que se acompanhe um target, uma pessoa, interagindo e observando o seu dia-a-dia. Como organiza seu dia de trabalho? Quais são suas prioridades? Como ela se comporta? Como interage com outras pessoas? Que competências apresenta? O que/como ela diz? Como lida com dificuldades ou conflitos?

Desta forma, é possível ter insights que seriam dificilmente detectados em outros métodos. É uma ferramenta que praticamente não tem custo para ser aplicada, exige uma disponibilidade de tempo mediana, e não há necessidade de ser expert no assunto para colocar em prática (mas ressaltamos, que na sua primeira vez, é melhor ir acompanhado de um coach ou especialista no assunto).

Já o Shadow Management é conceituado como o estágio que o sucessor realiza com o ocupante atual do cargo pretendido ou ainda com um ocupante-modelo (um profissional que atue em um posto similar e que seja considerado uma ótima referência para o exercício futuro de suas funções).

Postos de chefia constituem um exemplo típico para a sucessão, pois muitas vezes significa preparar colaboradores para o exercício da liderança, por meio de treinamentos e coaching. Como premissa, todas as pessoas podem ser líderes, o que varia é o grau de prontidão para a gestão da equipe. Esse grau também pode ser detectado com a avaliação de desempenho e sinalizar quais colaboradores estão mais aptos para a liderança antes da efetivação da promoção.

O que é?

Shadowing envolve acompanhamento de executivo durante um determinado período de tempo para avaliar competências que foram conquistadas e como podem ser trabalhadas no seu processo de desenvolvimento.

O processo de Shadowing pode ser acompanhado de um(a) coach para determinar como modelar a carreira, utilizando as ferramentas adequadas. Enquanto sombra, o coach não pode interferir no processo, deve apenas observar.

Como usar?

Escolha o executivo/mentor que você vai modelar por sua conta ou sugira a contratação de um Executive Coach capacitado para acompanhar o processo de Shadowing.

Normalmente no processo de Shadowing, você deve acompanhar o executivo de forma não-obstrutiva para entender e modelar sua carreira, hábitos, atitudes, sem levantar perguntas ou interferir na situação.

A “sombra”, você no caso, registra suas observações em um bloco de notas ou em fotografias ou filmes realizados de forma discreta durante o processo. E analisa/cria um plano de desenvolvimento baseado no que foi observado.

É sempre bom lembrar que somos responsáveis pela nossa própria carreira, independente da empresa ou instituição onde trabalhamos. Se não há um esforço da organização de implantar programas de treinamento e coaching para todos, precisamos definir nossa estratégia de crescimento.

Shadowing, portanto, exige um bom grau de pró-atividade e aderência do profissional ao executivo “em sombra”. Modelar para crescer.

Gostou do artigo? Compartilhe por favor.

Para quem ainda não conhece o Shadowing, desenvolveremos um treinamento online que faz parte do nosso Programa de Empregabilidade.

Um abraço amigo,

Vera Lorenzo

Creative Director Speakzz 

Fonte: Empregos.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.