1
nov

O que não falar numa entrevista de emprego?

O que não falar numa entrevista de emprego?

Você é de ficar nervoso quando tem uma entrevista de emprego? Bom, certamente você não é o único. É comum não saber como se comportar e o que falar quando se está diante do recrutador. Porém, é importante não deixar que esse nervosismo tome conta dos seus pensamentos e acabe fazendo com que você fale coisas que poderiam ter sido evitadas. Vera Lorenzo, diretora de criação do Speakzz, um curso de idiomas com foco em coaching pessoal e profissional, dá alguns conselhos sobre o que não falar num processo de seleção.

Durante a entrevista, fale apenas o que for solicitado

Vera começa explicando que a ideia de uma entrevista de emprego é diferente de um primeiro encontro com alguém com quem você esteja afim de manter um relacionamento, por exemplo: “Num primeiro encontro, as pessoas precisam se expor um pouco mais, falar sobre sua vida, pois a pessoa que for sua pretendente vai querer saber quem você é, o que você pensa e que estilo de vida você leva. Mas, numa entrevista de emprego, se o recrutador não perguntar para que time de futebol você torce ou qual sua opinião política, você não precisa dizer.” O que está em foco naquele momento são as suas competências profissionais.

Outra coisa que pega muito mal é revelar assuntos internos do seu último emprego, principalmente se for algo relacionado a algum conflito interpessoal que você tenha vivenciado: “A pessoa que for entrevistar você até pode perguntar sobre a razão pela qual você saiu ou está querendo sair do seu emprego anterior.” – diz a coaching – “Nessa hora, é importante prestar atenção no que for dizer. Muito provavelmente a sua antiga empresa, ou mesmo a que você está se candidatando têm uma política de confidencialidade, e sair falando tudo por aí pode ser comprometedor. Tome cuidado!”

Evite falar sobre assuntos polêmicos numa entrevista de emprego

Vera Lorenzo também alerta que é importante evitar tocar em assuntos polêmicos, como política ou religião, a fim de evitar que a sua opinião entre em conflito com a opinião da empresa: “[…]E até mesmo do próprio recrutador. Por mais ético que o responsável possa ser, se ele não for com a sua cara, você não vai ser chamado. É importante tentar ser o mais neutro possível e, se for necessário, só revelar sua opinião quando solicitado – e ainda assim com muita calma!”

A preparação para uma entrevista de emprego começa antes de ser chamado

Por fim, a palestrante lembra que a preparação vem antes mesmo de ser chamado para a entrevista de emprego: “Para uma entrevista, é fundamental não deixar de ser você. Mas é importante também ter um trabalho de marketing pessoal. Cuidar de como você se veste, se apresenta, como e o que fala… São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de conquistar aquela tão sonhada vaga. E existe ajuda para isso. Eu mesma tenho alguns parceiros palestrantes, e existem cursos de coaching online que podem te ensinar tudo isso.” Numa época em que tanta gente está procurando emprego, vale a pena ter um diferencial, não é verdade?

  • Você vai trazer dentro da entrevista conteúdos que são importantes para aquela determinada vaga, para aquele desafio

  • O Inglês é imprescindível em uma entrevista de emprego. O candidato precisa se esforçar para mostrar suas qualidades e habilidades para se destacar entre tantas pessoas que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Dado que não possui experiência profissional relevante, o importante é o candidato estar atento as principais questões do seu nicho de mercado, buscando cursos rápidos e uma boa formação em idiomas (básico em qualquer profissão).

  • Matéria super interessante, principalmente para os jovens que estão começando suas carreiras. Devido à pouca experiência, muitas vezes acabam comentando assuntos desnecessários em entrevistas ou assuntos não têm relação com a vaga em questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.