28
nov

Diferentes formas de cumprimento ao redor do mundo

Diferentes formas de cumprimento ao redor do mundo

Se você costuma viajar pelo Brasil, você já deve ter observado o quanto a nossa cultura varia de região para região. Em detalhes mínimos como, por exemplo, as formas de cumprimento, as diferenças são gigantes!

Quando o local visitado é fora do Brasil, as discrepâncias são ainda maiores. Tradições seculares (ou até milenares) são passadas de geração em geração, fazendo com que quem esteja pela primeira vez na região passe por momentos, digamos, curiosos. Para aqueles que pretendem viajar pelo mundo, o Speakzz listou algumas formas de cumprimento em diferentes países para que você não passe por nenhum constrangimento. Confira.

Os beijos como formas de cumprimento

Os beijos são polêmicos até mesmo aqui no nosso país, por exemplo, na ponte aérea Rio-São Paulo. Devo dar um ou dois beijos? Mas se você for viajar pra fora, como em alguns países árabes, é obrigatório dar um beijo duplo no ar à altura do rosto. Porém, atenção: apenas nas pessoas do mesmo gênero.

Ainda sobre beijinhos no rosto, é importante saber que pela Europa também existem diferenças. Se você for cumprimentar alguém da França (que também apresenta variações no número de beijos de acordo com cada região), os lábios não podem tocar o rosto, e o beijo vai partir da direita para a esquerda. Já em Portugal, o sentindo é inverso.

Aperto de mãos ao redor do mundo

Beijar no rosto ou dar um aperto de mão? Essa é uma constante dúvida, principalmente vinda de brasileiros, uma vez que não temos o costume de dar muita importância ao espaço pessoal. Na Argentina, se você for um amigo de um amigo, já é aceitável dar um beijinho no rosto. Se for um desconhecido, apenas apertos de mão, por favor. Assim como no Norte da Europa.

Se você é um homem, tome cuidado também com a quantidade de força que você for colocar na hora de apertar a mão de um outro rapaz. Na Índia, o aperto de mão aceitável é dado de modo frouxo (e lembre-se de jamais fazer o mesmo a uma mulher!). Já na Rússia… prepare-se para ter a mão praticamente esmagada.

Por fim, a forma de cumprimento na Ásia requer atenção. É que em uma grande parte do continente, o simples toque em um desconhecido já não é aceitável. Bem diferente do que estamos acostumados aqui, não é mesmo?

Esteja preparado para viajar ao redor do mundo com o Speakzz

O comportamento das pessoas muda conforme a cultura e a região onde elas moram. É algo difícil de compreender, e ainda mais difícil é adaptar-se a essas diferenças. Foi pensando nisso que o Speakzz elaborou diversos boxes de idiomas e comportamento, a fim de ajudá-lo a entender e interagir com alguém que possui uma cultura diferente. São e-books, vídeos, podcasts, exercícios e muito mais. Acesse o nosso site e confira nossos produtos com preços imperdíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.